Os verbos da vida...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cosas muy raras #1

Na segunda feira deparei-me com uma situação na aula de Opinião publica que despertou em  mim duas reacções muito diferentes. A situação foi, a meio da aula o professor passa uma folha onde cada um votaria se desejava a avaliação da Unidade Curricular por avaliação continua ou somente por exame. Para meu grande espanto a maioria pediu exame. Quando a folha retorna ao professor e ele constata este facto apenas diz "Muito bem ganhou a avaliação por exame, estão todos dispensados das aulas até ao exame dia 20 de Dezembro."
QUÊ??????????????????? 
Então, explicando agora, a maioria escolheu a opção exame porque concordam que o professor não sabe dar matéria ou melhor não sabe explica-la. Apenas dá exemplo e exemplo, mas o pior é mesmo que toda a turma se sente inferiorizada por ele. Dizem que ele grita quando eles não sabem responder, que adopta sempre uma posição fase a ideologia politica que tem, que lhes chama ignorantes e por ai a fora. Esta foi a primeira situação que me fez ficar colada a "discussão" a segunda foi toda a turma dizer isto ao próprio professor. 
Nunca tinha visto um catedrático (como este se afirmou várias vezes) a ser alvo de criticas e criticas por parte dos alunos.
De facto Portugal nunca poderá andar para a frente enquanto este tipo de coisas não existirem. O senhor têm uma posição social diferente? Sim! Ele podem dar-se mal com isto? Sim! Mas lutaram pelo que acham justo, sentiram-se enxovalhados e não querem que volte a acontecer. O professor explodiu com eles várias vezes e eles calaram, segunda decidiram dizer tudo. Note-se que nunca lhe faltaram aos respeito mas também não deixaram nada por dizer...
Em Portugal pagamos balúrdios de propinas, faltam-nos cadeiras, mesas, materiais didácticos, faltam vagas em disciplinas e nós o que fazemos? NADA! E porquê? Porque somos ameaçados muitas vezes e temos medo de sofrer represálias. 
No fundo o nosso problema é que até nós proprios nos tratamos como a cauda da Europa e achamos sempre que não vale a pena porque nunca vai mudar.
Quanto a este caso ainda não teve solução, contudo, aquando de mais desenvolvimentos comunico :)

Besos,

Ritaaa*

Sem comentários:

Enviar um comentário