Os verbos da vida...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O inicio... O fim...

Ando há uma série de dias a tentar escrever algo mas a realidade é que as palavras teimam em não surgir, já as lágrimas teimam a toda a força saltar. Fazer um balanço... pfff é difícil. Foi sem dúvida a melhor experiência da minha vida. Ao inicio foi difícil, confesso! Mas nunca pensei em desistir, essa palavra não faz parte do meu vocabulário há muitos anos... Enfrentei de frente e com a ajuda dos verdadeiros amigos que mesmo com 600 km de distância não se esqueceram de mim. Costumo dizer que Deus nunca me abandona e por isso tive a sorte de conhecer não uma amiga mas uma irmã com quem dividi casa neste quase 5 meses :) Foi fantástico conhecer a Verónica e aprender e partilhar tanto com ela. Quero agradecer muito a ela e a todos os portugueses que conheci, principalmente há Joana Roque Oliveira e há Micaela Cipriano por serem um grande grande suporte nos piores momentos, pelas saídas, pelos cafés :) As três guapas, Lourdes, Raquel e Elena por terem sido as melhores colegas e amigas que poderia arranjar fora de Portugal, por todos os momentos hilariantes e todas as explicações de expressões e tradições espanholas, a todos os portugueses que me foram visitar, Diogo, Bigas, Inês, Ana, Bruno, André, Joana, Pedro, Patrícia, Madrinha Silvia e Paulo, por terem trazido um pedacinho de Portugal e o vosso abraço quentinho. A todos os que ficaram cá e mandavam mensagens, telefonavam, comentavam o blog e o Facebook e que enviavam e-mails, principalmente nos primeiros dias que foram sem duvida os mais dolorosos. Aos meus pais que fizeram muitos sacrifícios para me manter lá. Aos Erasmus polacos Catarina, Bernardo e David, pelas video-chamadas e conversas. Alegravam sempre o meu dia (ou noite) e mostram-me que nada nos separa, na ESE ou fora dela.
Foi dura, muito duro ao inicio. Havia muitas saudades e muitos medos, mas nunca pensei desistir. Desistir é para os fracos e eu tinha que assumir as consequências do que tinha escolhido. Estou tão grata a tudo e a todos, foram sem duvida nenhuma os melhores 5 meses da minha vida. Vivi muita coisa única, conheci uma cidade que me encantou a todos os níveis e um povo que é muito muito acolhedor. Conheci pessoas incríveis que me mostraram que vale a pena confiar nos outros, que existem pessoas boas, pessoas que nos ajudam, pessoas que gostam de nós. Aprendi a ver a vida de uma maneira diferente e que se as distancias desmontam amizades é porque não eram verdadeiras. Nunca, nada do que possa dizer exprimirá tudo o que vivi e senti durante todo este tempo. Em Espanha não me arrependo de nada porque sei que nunca falhei a mim, aos meus princípios e à minha educação. Sim, vim mais festeira, mais alegre, mais feliz. Quando saímos da nossa zona de conforto ai sim começamos a viver de verdade. Eu sabia que era forte, não sabia que era tanto. Fora da minha zona de conforto percebi que não se vive até se sair dela, por isso, aconselho a todos os que tenham a oportunidade de estudar ou trabalhar fora para agarrarem. Não fiquem em casa à espera de que as oportunidades venham, lutem pelo que querem, conheçam novas culturas, novas tradições, novas pessoas. Arrisquem... Provem a vós próprios que são capazes, não têm nada a provar a ninguém. Vivam. Sejam livres e façam escolhas, sozinhos... Sejam felizes, aqui ou do outro lado do mundo.
Obrigada Madrid, agora és parte de mim, para sempre ♥  



"Vi que o mundo acabou, estive perto do fim, tirei a conclusão:
 VIVES UMA SÓ VEZ"

O blog de Erasmus termina aqui :) com saudade de tudo e de todos... As aventuras continuam, agora em Portugal, mais tarde se verá onde...



2 comentários: